quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nabo ou Daikon - Grandes benefícios para a saúde!

O nabo é uma verdura alcalina que ajuda a vencer os efeitos dos alimentos ácidos que comemos. É rico em celulose, que estimula a ação dos intestinos.
O nabo é rico também em Cálcio, um mineral fundamental para a formação dos ossos e dentes.
Contra as inflamações crônicas intestinais deve-se usar a raiz do nabo em forma de caldo ou sopa, bebendo-se 2 xícaras (chá) ao dia. A raiz, cortada em rodelas e preparada como xarope, é utilizada contra bronquite, tosse e asma; e o suco de nabo branco é indicado para combater cálculos biliares.
Cozido e aplicado em forma de cataplasma, é empregado para combater frieiras, ardores e inflamações em geral.
O nabo pode ser conservado em geladeira por 2 a 3 semanas.
Seu período de safra é de julho a outubro e janeiro.

Propriedades do Nabo

Rico em sais minerais como cálcio, ferro e potássio, fonte das vitaminas A, B1, B2 e C.

Recomendações
O nabo tem propriedades diuréticas e as fibras ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Restrições
O consumo de nabo pode gerar gases. Pessoas com distúrbios de tireóide devem evitar seu consumo, pois ele contém substâncias que podem interferir na produção de hormônios pela glândula tireóide.

Compra
Opte por nabos de pele lisa, sem rompimentos ou manchas. Alguns nabos podem apresentar o topo roxo, o que não indica má conservação do produto

O sabor do nabo pode não ser atraente à primeira provada, mas os benefícios trazidos por esse alimento devem ser levados em consideração na hora de preparar um prato. O vegetal possui propriedades funcionais e ajuda tanto no tratamento quanto na prevenção de alguns tipos de câncer, como o do intestino, e de doenças crônico-degenerativas, sobretudo do coração.

Mas antes de abastecer a casa com o alimento, é importante não confundir o poder da prevenção com o da cura. “Assim como qualquer outro alimento, o nabo não tem o poder de curar doenças”, esclarece a nutricionista Cinthia Antonaccio, da Fitness Brasil.

O nabo pertence à família dos tubérculos, e existe grande variedade do vegetal na natureza,que se diferencia pelo tamanho e pela forma. A raiz é rica em potássio (mineral que ajuda na prevenção de cãibras) e em fibras (regulam o funcionamento do intestino).

Os benefícios do alimento ainda se estendem a quem se preocupa com a boa forma e vive fazendo dieta. “As fibrascontribuem para a sensação de saciedade e também ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue”, acrescenta a nutricionista Renata Caíres, que atende na Doux Dermatologia.

O consumo de suas folhas não é muito comum na mesa do brasileiro, mas quem rejeita essa parte do alimento esta jogando fora uma boa fonte de vitamina C (atua no sistema imunológico) e de betacaroteno, substancia precursora da vitamina A, que é fundamental para a saúde da pele, das unhas e dos cabelos.

DICAS DE USO

- Como Escolher: prefira o nabo com pele lisa, firme e sem machucados ou manchas. As folhas devem estar frescas e bem verdes.

- Como Consumir: o alimento pode ser ingrediente de purê, saladas, sopas e também de refogado de carne.

- Como conversar: de preferência, na geladeira,dentro de um saquinho plástico com furos por ateh 10 dias.

Saiba Mais

- O nabo é rico em cálcio, mas a forma como o mineral é encontrado no produto não permite absorção.

- 100g da raiz do produto (o equivalente a uma xícara de chá) tem aproximadamente 30 calorias. 100g do seu talo cozido (3/4 de uma xícara de chá) tem pouco menos, 21 calorias.

- O consumo de nabo é liberado para idosos, crianças, hipertensos ou diabéticos, sem qualquer contra-indicação.

- Para saber se o nabo esta adequado ao consumo, comece observando as folhas. Se elas já caíram, estão murchas ou amareladas, é sinal de que o alimento não esta fresco. Se ele estiver muito mole e leve em relação ao seu tamanho, pode estar oco e em mas condições para ser consumido.

- A safra de nabo começa em meados de julho e vai ateh outubro. Essa é a época ideal para comprar o produto, pois ele costuma estar mais fresco e com sabor mais acentuado.

- O nabo ralado tem a vantagem de poder ser usado para engrossar pratos sem interferir muito no sabor e ainda deixar a comida mais nutritiva.

- A medicina popular demonstra que o nabo associado ao gengibre pode diminuir a incidência de tosses e combater asma e bronquite. No entanto, não há comprovação científica para essas propriedades medicinais do alimento.




Alimento e remédio, do nabo só se falam maravilhas. Contém vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, potássio, enxofre e sódio. Aproveita-se tudo: folhas, talos e raiz. A raiz tem mais minerais que as folhas; e essas, maior concentração de vitaminas, inclusive a vitamina P, necessária para a perfeita absorção e eficiência da vitamina C.


Como alimento, a raiz deve ser consumida crua, para que possa dar o máximo de proveito. As folhas e talos são usados em saladas, caldos, sopas, cozidos, refogados, como recheio. A ênfase para que o nabo faça parte da alimentação é comum a todas as práticas médicas e nutricionais. A Dra. Gudrun Burkhard, médica antroposófica, diz que ele deve constar das nossas saladas uma a duas vezes por semana, por ativar o metabolismo e as funções cerebrais e aumentar a vitalidade.


Bernadette Kikuchi, especialista em alimentação macrobiótica, insiste que uma porção de nabo ralado deve acompanhar qualquer refeição com frituras, para que a digestão seja perfeita e para anular as calorias e efeitos nocivos do óleo frito. O médico alopata Flávio Rotman, no livro Cura pela Comida, afirma que ele deve constar obrigatoriamente do cardápio dos idosos, por suas propriedades tônicas e mineralizantes.


O nabo ainda tem propriedades diuréticas, refrescantes e alcalinizantes. Como diurético, é excelente para prevenir e eliminar os cálculos renais e da vesícula, e muito útil nos regimes de emagrecimento, porque elimina a retenção de água no organismo. Purifica o sangue e favorece a expectoração nos tratamentos de catarros pulmonares, tosse, bronquite, asma e tuberculose. Cozido e aplicado como cataplasma (compressa envolta em gaze), combate frieiras, ardores e inflamações em geral.


O caldo do nabo cozido, segundo o professor Antônio Valeta, regulariza a inflamação intestinal aguda ou crônica. Marco Natali, em seu trabalho sobre sucoterapia, recomenda o seguinte tratamento para quem quiser se curar de hemorroidas: tomar um litro por dia de uma mistura de sucos de nabo, cenoura, agrião e espinafre; comer apenas vegetais e frutas cruas; não comer carnes nem temperos; e manter essa dieta rigorosa por um mês. Segundo Natali e Alfonso Balbach, há casos registrados de cura completa das hemorroidas com esse tratamento.


Por sua riqueza em cálcio, o suco de nabo é recomendado às crianças em fase de crescimento (doses pequenas por dia, misturadas ao suco preferido).O suco das folhas e talos é muito eficiente para corrigir a acidez, principalmente se misturado ao suco de aipo e cenoura. Combinar o suco das folhas do nabo com o de cenoura e dente-de-leão é um dos recursos mais eficazes para o fortalecimento dos dentes e de toda a estrutura óssea. Finalmente, as folhas de nabo cozidas no vapor, em fogo brando, são um ótimo laxante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário